quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

DOENÇAS DO SISTEMA CURCULATÓRIO

   A Prevenção das doenças do sistema circulatório ( coração, vasos e sangue) exige muitas vezes mudanças nos hábitos da vida diária. Stress, vida sedentária, a falta de atividade fisica regular, a alimentação desequilibrada, a obesidade e o tabagismo são fatores de risco.
   As doenças cardiovasculares- coração (cárdio); vasos sanguíneos ( vasculares)- Constituem a principal causa de morte nos países desenvolvidos.

  •   Enfarte do miocárdio-  resulta da destruição das células do músculo cardíaco (miocárdio) por falta de oxigénio, devido à diminuição ou interrupção brusca da corrente sanguínea.
  • Anemia- é uma deficiência em glóbulos vermelhos. Como estes são as células que transportam o oxigénio, a principal consequência da anemia é o abastecimento insuficiente de oxigénio ao corpo.
  • Leucemia-  é uma forma de cancro que afeta as células sanguíneas. Ocorre grande produção e acumulação de leucócitos anormais, o que dificulta o desempenho das suas funções.
  • AVC- acidente vascular cerebral- ocorre quando as células cerebrais morrem ou deixam de funcionar normalmente porque lhes falta o oxigénio e os nutrientes por bloqueio do fluxo de sangue, ou porque são inundadas de sangue se uma artéria se rompe.
  • Varizes- Resultam da perda de elasticidade das paredes das veias, que, assim, se dilatam. O alargamento provoca o afastamento das válvulas destes vasos, impedindo que estas funcionem como barreira ao retrocesso do sangue, o que dificulta a normal circulação.
  • Aterosclerose- é a alteração do espessamento e a perda de elasticidade das paredes das artérias devido a depósitos de gorduras e de outros elementos que são transportados pela corrente sanguínea.
  • Hipercolesterolemia- ou níveis altos de colesterol no sangue são prejudiciais à saúde, pois esta substância acumula-se na parede das artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, principalmente do enfarte do miocárdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário