quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Experiências com o ar

O alunos do 5.º ano, nas aulas de Ciências Naturais, realizaram várias experiências para descobrirem algumas propriedades e constituintes do ar.

Quais as propriedades do ar?




Nesta experiência observamos que não entrou água para dentro do copo e o papel não se molhou.

Interpretação: O ar preencheu o interior do copo o que impediu a entrada da água e o papel não se molhou.

Conclusão:  O ar ocupa espaço.



Luana Ferreira       Nº13     Turma:5.ºC


Observei dois balões, colocados no extremo de uma balança improvisada com uma palhinha e três fios, um dos balões estava cheio de ar e o outro estava vazio, e reparei que a "balança"ficou inclinada para o lado do balão que estava cheio de ar.

Interpretação: A balança desequilibrou-se para o lado do balão cheio porque este ficou mais pesado.
Conclusão: O ar tem peso.

Rafaela Marques   N.º 18   5.ºB


Como é constituído o ar?



Deitou-se a mesma quantidade de água corada em dois gobelés iguais. Num deles depois colocou-se alguns cubos de gelo. 
Depois de aguardar alguns minutos observamos que havia gotas de água no exterior das paredes  do gobelés em que foi adicionado gelo.
Interpretação: O vapor de água existente no ar condensou-se em contacto com as parede frias do gobelé.
Conclusão: No ar existe vapor de água.

Daniel   Nº6      5.ºC





Colocaram-se duas velas acesas em duas tinas com água corada. Uma fica destapada e a outra é tapada com um frasco.
Passado algum tempo, observamos que a vela em que se colocou o frasco apagou-se e a água subiu no interior do frasco. A vela destapada continuou acesa durante toda a experiência.

Interpretação: A vela apagou-se devido à falta de oxigénio que se gastou na combustão e a água subiu no frasco para ocupar o espaço deixado pelo oxigénio, não subiu mais porque existiam ainda outros gases, como o azoto, no interior do frasco .
Conclusão: O ar é, essencialmente, constituído pela mistura de dois gases o oxigénio e o azoto.

Gonçalo Novais    N.º 8   Turma: 5.ºB

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