quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Pirâmide de Alimentação Mediterrânica



Regras da dieta mediterrânica

  •            Fazer no mínimo 3 refeições principais: pequeno-almoço, almoço e jantar, intercaladas com pequenos lanches, de modo a não estar mais de 3,5 horas sem comer. Fazer pequenas refeições a horas certas, várias vezes ao dia para controlar o apetite.
  •  Deves incluir diariamente nas refeições principais: cereais pouco refinados, como pão de mistura, arroz pouco polido, massa de trigo duro e cuscuz. Estes alimentos são ricos em minerais, fibra, vitamina B e são excelentes fontes alimentares de amido.
  •   Beber bastante água todo o dia: uma correta hidratação garante a manutenção do equilíbrio da água corporal, fundamental para o bom funcionamento dos rins e do intestino.
  •   Consumir laticínios 2 vezes ao dia: estes alimentos contribuem para a boa saúde dos nossos ossos.
  •  Dar preferência ao azeite para cozinhar e temperar: o azeite previne o aparecimento de doenças cardiovasculares. Apesar de ser uma gordura, consome-a com moderação.
  •   Não consumir sal em excesso: enriquece o sabor dos alimentos substituindo o sal por ervas aromáticas, cebola e alho. O consumo excessivo de sal contribui para o aparecimento e a manutenção de hipertensão arterial.
  •   Comer pequenas quantidades de azeitonas, nozes e amêndoas, figos secos, tremoços e sementes ricos em gorduras e proteínas de origem vegetal, vitaminas, minerais e fibras. Em pequenas quantidades, pode constituir um lanche, em alternativa a bolos.
  •   Não beber álcool: o álcool é uma substância psicoativa cujo o consumo é proibido a menores de 18 anos.
  •   Incluir nas refeições principais:   pescado, 2 a mais vezes por semana; carne de aves e coelho, 2 vezes por semana; ovos, 2 a 4 por semana; leguminosas secas e frescas, mais de 2 vezes por semana; carnes vermelhas: 1 a 2 vezes por semana e as carnes processadas menos de 1 vez por semana e em pequenas quantidades. Estes alimentos apresentam um teor elevado em gorduras e o seu consumo excessivo está associado ao desenvolvimento de doenças vasculares e alguns tipos de cancro.
  •   Praticar uma culinária rica em sabores e aromas e pobre em gorduras: consome sopas ricas em hortícolas e leguminosas, os ensopados, as caldeiradas e os assados com pouca gordura. Evita os refogados e os fritos. Poupa no sal e abusa na simplicidade e na variedade das tuas refeições. Usa a tua imaginação!
Ana Isabel da Cunha
Ano/Turma: 6.ºA


Nenhum comentário:

Postar um comentário