As doenças cardiovasculares- coração (cárdio); vasos sanguíneos ( vasculares)- Constituem a principal causa de morte nos países desenvolvidos.
- Enfarte do miocárdio- resulta da destruição das células do músculo cardíaco (miocárdio) por falta de oxigénio, devido à diminuição ou interrupção brusca da corrente sanguínea.
- Anemia- é uma deficiência em glóbulos vermelhos. Como estes são as células que transportam o oxigénio, a principal consequência da anemia é o abastecimento insuficiente de oxigénio ao corpo.
- Leucemia- é uma forma de cancro que afeta as células sanguíneas. Ocorre grande produção e acumulação de leucócitos anormais, o que dificulta o desempenho das suas funções.
- AVC- acidente vascular cerebral- ocorre quando as células cerebrais morrem ou deixam de funcionar normalmente porque lhes falta o oxigénio e os nutrientes por bloqueio do fluxo de sangue, ou porque são inundadas de sangue se uma artéria se rompe.
- Varizes- Resultam da perda de elasticidade das paredes das veias, que, assim, se dilatam. O alargamento provoca o afastamento das válvulas destes vasos, impedindo que estas funcionem como barreira ao retrocesso do sangue, o que dificulta a normal circulação.
- Aterosclerose- é a alteração do espessamento e a perda de elasticidade das paredes das artérias devido a depósitos de gorduras e de outros elementos que são transportados pela corrente sanguínea.
- Hipercolesterolemia- ou níveis altos de colesterol no sangue são prejudiciais à saúde, pois esta substância acumula-se na parede das artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, principalmente do enfarte do miocárdio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário