segunda-feira, 13 de abril de 2015

Dia da Floresta


O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março. O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Nas florestas, realiza-se a fotossíntese, produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, as árvores libertam oxigénio e são sumidouros de carbono, captam o dióxido de carbono da atmosfera, contribuindo para a diminuição dos gases com efeito de estufa.
      A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872,no estado norte-americano do Nebraska (EUA).  Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de1972.







Na nossa escola, para assinalar esta importante data, os alunos dos  5.º e 6.º anos fizeram  flores com materiais reciclados. Posteriormente, no hall da entrada da escola, foi ornamentada uma árvore  com as flores recicladas, feitas pelos alunos. Com esta atividade pretendeu-se comemorar o Dia da Floresta chamando à atenção para a importância das árvores e sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de reciclar.
Os alunos demonstraram bastante interesse pela atividade, participaram ativamente, sendo criativos na construção das flores e colaborando na montagem da árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário