quarta-feira, 8 de abril de 2020

Alguns cuidados a ter com a pele


O que é a pele?
A pele é o maior órgão de todo o corpo humano. Além do facto dela desempenhar um papel de vital importância, por ser uma barreira contra infeções e outros agentes agressores externos, é através da pele que podemos perceber o frio ou calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor...

Cuidados a ter com a pele:
 - Desinfetar bem as feridas e os golpes.
  Para impedir a entrada de microrganismos.


 - Proteger a pele da ação prolongada dos raios solares.
Além do cancro de pele, o sol está diretamente relacionado ao envelhecimento precoce da pele, além das queimaduras, desidratação e da insolação. Por isso, a prevenção do cancro e muitas outras doenças de pele devidas ao sol é extremamente importante e se inicia na infância, devendo manter-se por toda a vida. É por isso que temos de usar o protetor solar adequado e evitar a exposição solar excessiva entre as 12 e as 16 horas.

 - Beber bastante água.
Para compensar a que se perdeu. O hábito de beber uma quantidade de água suficiente todos os dias pode evitar muitos problemas sérios de saúde.


 - Tomar banho diariamente e vestir roupa lavada.

Temos que tomar banho para ficarmos limpos e saudáveis. Nós precisamos de tomar banho para evitarmos doenças e para retirarmos resíduos naturais da pele, como suor, sebo e células mortas. Só assim conseguimos manter uma pele e um organismo saudável.

- Evitar a secura excessiva da pele.
Utilizando um creme nas zonas mais expostas e protegendo a pele em tempos muito frio e ventoso.


Trabalho de:
Mariana Leite    
Turma: 6ºD      Número: 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário